A prefeita eleita de São Gonçalo do Gurgueia, Roselídia Lustosa (PT), o vice-prefeito Osman (PP), além dos vereadores e suplentes, foram diplomados em uma cerimônia promovida pela Justiça Eleitoral. A solenidade foi realizada no CETI. Fausto Lustosa, em Gilbués (PI), na manhã do último sábado (14) com a presença de autoridades, familiares e público em geral.
PRIMEIRA PREFEITA MULHER
Roselídia fez história, mais uma vez, agora ao ser diplomada como a primeira mulher eleita prefeita de São Gonçalo do Gurgueia, após vencer as eleições com 67, 22% dos votos válidos (1.774 votos).
DIPLOMADA NOS 29 ANOS DE SÃO GONÇALO DO GURGUEIA
Outro marco importante, ela foi diplomada no mesmo dia que a cidade completou 29 anos de Emancipação político-administrativa.
PROTAGONISMO FEMININO
A nova prefeita recebeu o diploma de eleita das mãos da juíza Rita de Cássia da Silva, marcando o protagonismo das mulheres no judiciário da região e no comando do executivo de São Gonçalo do Gurgueia.
LIDERANÇA NO LEGISLATIVO
Além da conquista pessoal e histórica, Roselídia também obteve uma vitória expressiva no Legislativo. Sua liderança foi comprovada nas urnas, quando a coligação liderada por ela elegeu uma expressiva bancada de vereadores. Dos 9 assentos disponíveis na Câmara Municipal, seu grupo político conseguiu garantir 6 cadeiras, uma demonstração clara do apoio popular e da força de sua liderança política.
Em sua fala durante a cerimônia, a prefeita destacou o simbolismo do momento e reafirmou seu compromisso com a população:
“Quero dizer que este diploma que ora recebo não é só meu, é de 1.774 São Gonçalenses que pela primeira vez decidiu, com o seu poder soberano, colocar uma mulher à frente do Executivo. As disputas políticas acabaram, nosso dever agora é lutar pelo fortalecimento da nossa democracia e pela inclusão social sempre. Neste momento, reafirmo o meu compromisso com o nosso povo de São Gonçalo do Gurgueia. Tenho consciência da minha missão, sei que fui escolhida por este povo e com as bênçãos de Deus honrarei a confiança”, que em mim foi depositada”. disse.
A cerimônia também diplomou os prefeitos Barreiras do Piauí, Gilbués, Monte Alegre do Piauí, e Santa Filomena, juntamente com seus respectivos vices e vereadores eleitos.
O novo governo de Roselídia Lustosa e Osman assume oficialmente em 1º de janeiro de 2025, com a promessa de uma administração pautada no compromisso com o social e o desenvolvimento de São Gonçalo do Gurgueia.
Roselídia e seus pais Maria do Perpétuo Socorro e José Ribamar
Roselídia e o esposo Rene Marques
Roselídia e o tio e prefeito Paulinho Enfermeiro
Roselídia, vereadores eleitos e suplentes
Mín. 18° Máx. 28°