A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador foi realizada pela Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (12) em Corrente. O evento ocorreu no auditório do Fórum Desembargador José Messias Cavalcante, no bairro Nova Corrente.
Familiares e amigos compareceram a cerimônia, que marca o fim do processo eleitoral e oficialização do resultado da eleição como explica o juiz Nóe Pacheco. "Trata-se do último ato formal que encerra o processo eleitoral, habilitando os candidatos vitoriosos a tomarem posse nos seus respectivos cargos".
Em Corrente foi diplomado o prefeito eleito Filemon Paranaguá (PSD), o vice-prefeito João Vitor (PP). Durante a cerimônia, também foram diplomados os 11 vereadores e suplentes que vão compor a Câmara Municipal entre 2025 a 2028.
Moisés Filho (MDB) foi diplomado prefeito reeleito de Cristalândia do Piauí, juntamente com o vice-prefeito, Acival (MDB) e os 9 vereadores eleitos.
Já em Sebastião Barros, Pablo Carvalho (PSD) e Didi (PSD) foram diplomados prefeito e vice- prefeito pela segunda vez. Os 9 vereadores eleitos também receberam a diplomação.
Os eleitos serão empossados em 1º de janeiro de 2025. Eles assumem mandatos até 2028.
Sobre a diplomação
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo juiz de Direito, diretor do Foro Eleitoral, representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito e, facultativamente, outros dados a critério do juiz.
Mín. 18° Máx. 28°