O Ministério Público Estadual e a Polícia Civil do Piauí inauguraram hoje, 20 de setembro, na sede da Delegacia Seccional de Corrente, a Sala Lilás “Professora Adriana Macedo Borges dos Santos”. O espaço será destinado ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência.
A Sala Lilás é um ambiente de escuta e acolhimento para vítimas de violência doméstica, na estrutura da Polícia Civil, uma vez que as delegacias normalmente são a porta de entrada para a rede de proteção. O projeto foi idealizado inicialmente pela promotora de Justiça Dra. Romana Leite Vieira, que inaugurou a primeira sala no município de Picos/PI. O espaço possui, entre outros objetivos, propiciar atendimento inicial humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar; assegurar os direitos e garantias das vítimas; intensificar o diálogo com a sociedade e fomentar a solução pacífica de conflitos. A Sala Lilás de Corrente recebe o nome da PROFESSORA ADRIANA MACEDO BORGES DOS SANTOS, vítima de feminicídio no município no dia 08 de setembro de 2009, à época ela tinha 24 anos.
A Comarca de Corrente deu um passo importante no enfrentamento à violência de gênero com a inauguração da Sala Lilás na Delegacia Seccional. O promotor de Justiça Dr. Luciano Lopes Sales, destacou em sua fala “ Que a inauguração da Sala Lilás é o primeiro de muitos passos em direção a uma sociedade mais igualitária, onde a violência contra a mulher não seja mais tolerada, e onde o respeito e a empatia prevaleçam”.
Já o delegado titular da seccional, Dr. Yure Saulo de Oliveira Aranha ao discursar, destacou a importância de espaços como a Sala Lilás no processo de apoio e proteção às mulheres. "Essa sala simboliza nosso compromisso com a segurança e o respeito à dignidade das mulheres. Aqui, elas serão ouvidas, acolhidas e encaminhadas da forma mais cuidadosa possível", afirmou. A Sala Lilás faz parte de uma política pública mais ampla de combate à violência contra a mulher, que inclui também a capacitação dos agentes policiais para um atendimento mais humanizado e sensível às questões de gênero. As expectativas são de que, com o novo espaço, haja uma melhoria no acolhimento e proteção de vítimas em Corrente e região.
A solenidade contou com a participação do Dr. Luciano Lopes Sales, promotor de justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Corrente, do Dr. Diego Cury Rad Barbosa, promotor de justiça, Dr. Yure Saulo de Oliveira Aranha, delegado de Polícia Seccional, do Dr. Diogo Fernando dos Santos Noronha, delegado de polícia, titular do 1º Distrito, do Coronel Francisco Carlos dos Anjos, comandante do 7° Batalhão da Polícia Militar de Corrente, da Dra. Célia Akemi Itoga de Miranda, Diretora de Secretaria do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Corrente-PI, Dr. Ruidgran Costa Nonato, Coordenador do Núcleo de Perícia Criminal de Corrente, - Dra. Lia Rakel Rocha de Oliveira Silva, médica legista do Núcleo de Perícia Criminal de Corrente, Dra. Thaís Maciel Cardozo Lopes Sales, diretora do Hospital Regional de Corrente/PI, Dr. Álvaro Rapha Lemos Guerra, assessor da Defensoria Pública em Corrente e do Dr. Avelino de Negreiros Sobrinho Neto, advogado e presidente da Subseção da OAB de Corrente/PI, entre outras autoridades.
VEJA MAIS FOTOS:
Mín. ° Máx. °