A Secretaria Municipal de Saúde de Corrente (PI) recebe o caminhão-móvel de mamografia do Piauí, uma ação conjunta entre o governo do Estado e a Prefeitura para ampliar o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A unidade móvel da mamografia contribui com a agilidade do diagnóstico e garante o acesso facilitado a mulheres do município. Para realizar o exame, as pacientes de 40 a 69 anos passaram por triagem em suas respectivas Unidade Básica de Saúde (UBS).
A coordenadora, Thaís Brito, detalhou os atendimentos. “Nós recebemos 960 exames de mamografia, desse total, nós dividimos para cada unidade. Ficou 80 exames para cada unidade, sendo esses 80 divididos em 40 exames pela manhã e tarde”. VEJA VÍDEO;
Jesinda Cunha é moradora da comunidade Santa Marta, ela destacou a importância da unidade móvel na cidade. “Acho muito importante, faz a diferença para nós que somos mulheres, porque se não fosse esse exame, nós não tínhamos como descobrir alguma coisa que tem dentro de nós”. VEJA VÍDEO;
Os atendimentos tiveram início no dia 12 desse mês e permanece até a próxima segunda-feira (24), realizando gratuitamente mamografias.
Localizada na Avenida Manoel Lourenço Cavalcante, Dr. a carreta atende de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 16:30, nos períodos da manhã e tarde. Serão realizados 80 exames por dia, sendo 40 em cada turno.
O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e promover o diagnóstico precoce garante o rápido encaminhamento para o tratamento adequado, ampliando as chances de cura.
Mín. 21° Máx. 35°