Quarta, 12 de Junho de 2024
15°C 32°C
Corrente, PI
Publicidade

Sesapi realiza ação pelo Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial nesta sexta (26)

O evento será das 8h às 11h, no Shopping da Cidade, em Teresina.

25/04/2024 às 13h00
Por: Alessandro Guerra
Compartilhe:
Sesapi realiza ação pelo Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial nesta sexta (26)
 
Logo Governo do Piauí
 
 

Saúde

Por: Ascom Sesapi

25 de abril de 2024 às 8:47

Sesapi realiza ação pelo Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial nesta sexta (26)

O evento será das 8h às 11h, no Shopping da Cidade, em Teresina.

Compartilhar:

 

A Secretaria da Saúde (Sesapi), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, realiza ação pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O evento será, nesta sexta-feira (26), das 8h às 11h, no Shopping da Cidade, localizado na avenida Maranhão. Serão oferecidos serviços de saúde e orientações, buscando conscientizar a população sobre cuidados e ações de prevenção que devem ser adotados contra este problema de saúde.

A ação irá disponibilizar os serviços de aferição de pressão arterial, orientações com médicos cardiologistas, orientação nutricional, IMC e auriculoterapia para as pessoas que estiverem no local. No Brasil, de acordo com a pesquisa Vigitel, de 2023, um percentual de 27,9% das pessoas entrevistadas apresentava hipertensão arterial.  

Luciana Sena, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, destaca que a hipertensão arterial é uma doença crônica e silenciosa e é necesserário redobrar cuidados para evitar os problemas ocasionados por ela.

“O mais importante é prevenir as sequelas do que a hipertensão não controlada poder vir a gerar nas pessoas acometidas, como AVC, trombose e até mesmo infarto. Essa é uma doença que reforça a necessidade do autocuidado, por isso, precisamos do apoio da população e municípios para desenvolver atividades efetivas de conscientização sobre a importância de prevenir esse problema de saúde”, destaca a coordenadora.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca que o diagnóstico precoce é essencial para todos, pois permite  um acompanhamento médico mais efetivo, bem como evita o surgimento de complicações no quadro geral dos pacientes.

“Buscar a prevenção ou a detecção precoce da doença permite aquela pessoa ter acesso a medidas e tratamentos mais resolutivos. A hipertensão arterial já atinge muitos brasileiros e queremos no Piauí um trabalho conjunto dos municípios contra a hipertensão, e com o apoio e adesão da

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias