Quarta, 12 de Junho de 2024
15°C 32°C
Corrente, PI
Publicidade

Hospitais do Piauí recebem 10 ambulâncias para pacientes de alto risco

Governador Rafael Fonteles fez a entrega dos veículos para 10 municípios. A previsão é que mais 17 ambulâncias sejam entregues em maio

17/04/2024 às 11h57 Atualizada em 22/04/2024 às 21h51
Por: Alessandro Guerra
Compartilhe:
Hospitais do Piauí recebem 10 ambulâncias para pacientes de alto risco

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Soares, entregaram, nesta quarta-feira (17), novas ambulâncias para hospitais de dez municípios do Piauí. A solenidade foi realizada no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), no Centro Administrativo, e contou com a presença de diretores das unidades de saúde bimage00004.jpegeneficiadas.

As dez ambulâncias são do tipo D, modelo de veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar, que necessitam de cuidados médicos intensivos. Elas contam com tanques de oxigênio, torniquetes, aparelhos de pressão, termômetro, oxímetro de pulso, estetoscópio, desfibrilador, glicosímetro, monitor multiparâmetro, ventilador/respirador, bomba de infusão e outros suprimentos de primeiros socorros.

Rafael Fonteles lembrou que esse tipo de veículo é necessário para situações mais complexas, já que não há como levar o atendimento de alta complexidade para todas as cidades do interior. “Para o transporte seguro dos pacientes, que estão numa situação de urgência ou emergência, é fundamental o uso de ambulância de um tipo mais adequado como esse, que vai servir a vários hospitais estaduais”, afirmou o governador.

Ambulâncias modernas

O secretário da Saúde explicou que, embora haja cada vez menos a necessidade de deslocamento de pacientes do interior para Teresina, a chegada dessas novas ambulâncias é necessária. “São ambulâncias modernas e serve para pacientes mais graves e que que estejam precisando sair de uma localidade para um hospital mais referenciado”, destacou Antonio Luiz.

A diretora do Hospital Getúlio Vargas, Nirvania Cavalho, frisou que a alta demanda no atendimento da unidade de saúde justifica a chegada de mais ambulâncias. “Agora teremos um transporte mais confortável e adequado aos nossos pacientes”, comemorou a gestora.

image00015.jpeg

Já o diretor-geral do Hospital Regional de Amarante, João Cabral, um dos municípios beneficiados com o veículo, destacou que agora a unidade de saúde terá duas ambulâncias, o que vai agilizar o transporte dos pacientes. “O Hospital de Amarante atende várias cidades ali do Médio Parnaíba quando regulado. Muitos dos pacientes devem ser transferidos para Teresina. Então, quando a ambulância está em viagem, acontece de chegar outro paciente. Com duas ambulâncias, o atendimento vai ser a contento” afirmou o gestor.

image00010.jpeg

Cidades beneficiadas

Receberam ambulâncias o Hospital Getúlio Vargas (Teresina), o Hospital Regional João Pacheco Cavalcante (Corrente), o Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde (Uruçuí), o Hospital Regional Eustáquio Portela (Valença), o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos (Bom Jesus), o Hospital Regional Chagas Rodrigues (Piripiri), o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (São Raimundo Nonato), o Hospital Regional Justino Luz (Picos), o Hospital Francisco Ayres Cavalcante (Amarante) e o Hospital Gerson Castelo Branco (Luzilândia). A Sesapi prevê ainda a entrega de mais 17 veículos em maio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias