Quarta, 12 de Junho de 2024
15°C 32°C
Corrente, PI
Publicidade

Inscrições para 400 vagas do Programa Jovem Aprendiz encerram domingo (7)

Estão disponíveis 400 vagas voltadas para jovens aprendizes entre 14 e 24 anos

06/04/2024 às 02h38
Por: Alessandro Guerra
Compartilhe:

Termina neste domingo (7) o prazo de inscrição para o processo seletivo de aprendizagem profissional que faz parte do programa Oportunidade Jovem. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), está disponibilizando 400 vagas voltadas para jovens aprendizes entre 14 e 24 anos. Essa iniciativa faz parte do programa Oportunidade Jovem.

As inscrições são realizadas de forma virtual, por meio do aplicativo Gov.pi Cidadão, onde o candidato vai preencher questionário socioeconômico e anexar os documentos comprobatórios. Poderão ser admitidos no Programa os jovens com idade entre 14 e 21 anos incompletos que estejam cursando, no mínimo, o 5º ano do ensino fundamental ou o ensino médio, na rede pública estadual de ensino. Todas as informações e edital do processo seletivo estarão disponíveis no site jovempiaui.org.br.

O salário é de R$ 720,00  e as vagas são para Teresina, onde os jovens serão distribuídos para as secretarias estaduais, de acordo com as necessidades de cada uma. O programa de aprendizagem profissional visa a promoção da formação técnica e profissional de adolescentes e jovens, desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas.

A jornada de trabalho será de 20 horas semanais que serão divididas em quatro horas diárias de atividades teóricas e práticas, simultâneas ou não, sendo que o horário de expediente do aprendiz sempre vai respeitar os compromissos escolares. O Gov.pi Cidadão está disponível como aplicativo para download nos sistemas iOS, por meio da AppStore e, para Android, na PlayStore. O acesso também pode ser feito pelo site pidigital.pi.gov.br.

De acordo com o secretário da Sead, Samuel Nascimento, entre outras atribuições específicas de cada secretaria de lotação, os jovens aprendizes atuarão na inserção dos servidores na pauta da transformação digital do Governo do Estado, auxiliando-os nas dificuldades de manuseio das ferramentas virtuais, especialmente no aplicativo Gov.pi Cidadão.

“Faremos a combinação entre a geração virtual dos jovens atuais e a experiência dos servidores estaduais na prestação dos serviços públicos. Dentro das regras do aprendiz, o jovem vai participar de um processo de inclusão digital no dia a dia das rotinas do serviço público com a meta principal de assessorar e incluir digitalmente os servidores públicos para que a população seja atendida de forma bem mais inclusiva e, também, sem se desconectar da era digital”, explicou o secretário.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias