Quarta, 12 de Junho de 2024
15°C 32°C
Corrente, PI
Publicidade

Mutirão de Catarata vai beneficiar quase 2 mil pessoas de 21 municípios do sul do Piauí

O cronograma de cirurgias inicia na próxima semana nas cidades de Corrente e Bom Jesus, atendendo todo o Território da Chapada das Mangabeiras.

13/03/2024 às 22h12
Por: Alessandro Guerra
Compartilhe:
Mutirão de Catarata vai beneficiar quase 2 mil pessoas de 21 municípios do sul do Piauí

A Secretaria da Saúde (Sesapi) iniciou, na região sul do Piauí, as ações da primeira etapa do Mutirão de Catarata 2024, aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O cronograma de cirurgias inicia na próxima semana nas cidades de Corrente e Bom Jesus, contemplando moradores de todos os municípios do Território da Chapada das Mangabeiras.

No Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, em Corrente, as avaliações começaram na quinta-feira (7) e continuam até este sábado (9), antecedendo as cirurgias que ocorrerão de 13 a 18 de março. Ao todo, serão realizadas 1.076 avaliações e 861 procedimentos cirúrgicos, beneficiando pacientes acima de 60 anos residentes nos municípios de Barreiras do Piauí, Corrente, Cristalândia, Parnaguá, Riacho Frio, São Gonçalo, Sebastião Barros, Gilbués, Júlio Borges, Monte Alegre e Santa Filomena. 

O diretor do hospital, Alexsandro Rabelo Araújo, destaca a importância do mutirão para a comunidade. “A realização deste mutirão de catarata representa um avanço para nossa comunidade. Além de proporcionar melhorias significativas na visão, estamos investindo na qualidade de vida. Este esforço conjunto visa não apenas tratar a condição ocular, mas também fortalecer os laços de solidariedade e cuidado em nossa região. A visão clara é um direito fundamental, e ao destacar a importância desse mutirão, buscamos assegurar que todos tenham acesso a uma saúde ocular de qualidade. Agradeço o compromisso do nosso governador Rafael Fonteles; do secretário da Saúde, Antônio Luís; e do superintendente Dirceu Campelo", destaca o gestor.

WhatsApp Image 2024-03-09 at 07.04.58 (1).jpeg

No Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, a triagem será de 11 a 13 de março, precedendo as cirurgias que ocorrerão de 20 a 25 de março. Serão realizadas 1.053 avaliações e 842 cirurgias com pacientes de 10 municípios, como Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Bom Jesus, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Morro Cabeça do Tempo, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurguéia e Santa Luz. 

Kamila Coelho de Sousa, diretora do hospital, ressalta o impacto positivo na saúde da população idosa da região. “Ao proporcionar acesso a procedimentos cirúrgicos oftalmológicos, estamos não apenas restaurando a visão, mas também contribuindo para uma melhoria abrangente na qualidade de vida dos idosos em nossa região. A visão nítida é essencial para a independência, e este mutirão reflete nosso compromisso em cuidar da saúde ocular", explica a gestora.

Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, enfatiza que a descentralização desses procedimentos é crucial para melhorar a qualidade de vida da população idosa do estado. "Todas as regiões de saúde do Piauí serão beneficiadas, permitindo que os moradores dos municípios mais distantes tenham acesso a serviços essenciais", afirma o gestor.

WhatsApp Image 2024-03-09 at 07.04.59.jpeg

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias