Com 100% das urnas apuradas, foram definidos em eleição suplemantar os 9 vereadores para o mandato 2024 em Gilbués (PI). Nenhuma mulher foi eleita, e a Câmara Municipal será formada 100% por homens.
O eleitorado do município é composto por 51% do sexo feminino. Entre as mulheres Marilú de Bico Fino (PP) foi a mais votada, com votos, 205 mas ficou de fora por conta do sistema proporcional.
As sete candidatas juntas, somaram 558 votos, enquanto os candidatos homens tiveram 5.118 votos. Elas não alcançaram se quer o primeiro colocado, Ubiraja Veleda (PL), que teve 732 votos.
Outro fato que chama atenção é que 8 deles buscaram a reeleição e seis foram reeleitos, inclusive os que tiveram o mandato casado.
ELEIÇÃO SUPLEMENTAR
A eleição suplementar foi motivada por fraude à cota de gênero mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020. O TSE anulou todos os votos recebidos por candidatos do Partido Progressistas (PP) ao cargo de vereador e cassou os cinco parlamentares eleitos pela legenda, incluindo o presidente da Câmara Municipal.
À época, as candidatas tiveram, respectivamente, 8, 7 e 6 votos. A medida resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo na cidade, correspondendo a 52% do total da Câmara de Vereadores, integrada por nove parlamentares.
Confira os candidatos eleitos para vereador por Gilbués (PI):
Mín. 20° Máx. 37°