Quarta, 12 de Junho de 2024
15°C 32°C
Corrente, PI
Publicidade

Detran aborda mais de 6 mil foliões nos dois primeiros dias de Carnaval em ações educativas

As abordagens lúdicas já percorreram os principais blocos de rua e estruturas festivas nas cidades de Altos, União, Luís Correia, Parnaíba e Teresina

14/02/2024 às 12h06 Atualizada em 16/02/2024 às 10h58
Por: Alessandro Guerra
Compartilhe:
Detran aborda mais de 6 mil foliões nos dois primeiros dias de Carnaval em ações educativas

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza ações educativas em todo o Piauí durante o Carnaval deste ano com o “Bloquinho do Detran”. Nos dois primeiros dias de festa, o órgão abordou mais de 6 mil foliões, em cidades do interior e nos blocos tradicionais de Teresina, com medidas de conscientização sobre a importância de boas práticas no trânsito.

A abordagens lúdicas já percorreram os principais blocos de rua e estruturas festivas nas cidades de Altos, União, Luís Correia, Parnaíba e Teresina, com charangas, eleição voluntária do motorista da rodada em grupos de amigos (Se beber, não dirija), distribuição de brindes e material com mensagens e informações cruciais para o cidadão, como respeito às leis de trânsito e prevenção de sinistros.

P1064925.JPG

A diretora-geral do Detran, Luana Barradas, comemora o alcance da campanha nos primeiros dias de Carnaval. “Ao promover essa conscientização de forma descontraída e interativa, o Departamento de Trânsito busca sensibilizar os participantes a adotarem comportamentos seguros, como não dirigir sob efeito de álcool, respeitar os limites de velocidade e usar o cinto de segurança. Na prática, contribui para um trânsito mais seguro e responsável em todo o estado”, destaca a gestora.

P1064943.JPG

Daniel Carvalho, diretor da Escola Piauiense de Trânsito, participa ativamente das atividades na capital. Ele enfatiza o trabalho desenvolvido simultaneamente nos municípios, visto os atrativos festivos e turísticos.

“Quem acompanha pelas redes sociais do Detran é testemunha da entrega das equipes e da calorosa receptividade da população. Os depoimentos dos foliões credenciam esta grande iniciativa de construção da cultura para um trânsito mais seguro para todos”, pontua o gestor.

P1064915.JPG

Segundo o órgão, as ações educativas propostas para o período reúnem atributos para conscientização da população e redução da violência no trânsito, com abrangência em diversos setores da sociedade, que se somam aos indicativos da Campanha “Carnaval Massa” do Governo do Estado.

Pacto pela Redução da Mortalidade no Trânsito

O bloquinho vai bordar elementos fundamentais do Pacto pela Redução da Mortalidade no Trânsito, lançado em 2023 pelo governo estadual e conduzido pelo Detran, que consiste num trabalho em conjunto com diversas secretarias, órgãos federais, municipais e entidades sociais, para mudança dos indicadores que apontam o Piauí como o terceiro estado com maior índice de acidentes no Brasil, sendo o primeiro quando se trata de motociclistas.

O objetivo do programa é aplicar políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.

P1065210.JPG
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias