Segunda, 12 de Abril de 2021
(89) 999743718
Educação ENEM

Idealizadores do ‘Escrita Nota Mil’ comemoram resultados obtidos com ação social no ENEM

Nove participantes alcançaram notas satisfatórias na redação do Enem

05/04/2021 19h19 Atualizada há 5 dias
Por: Alessandro Guerra
Idealizadores do ‘Escrita Nota Mil’ comemoram resultados obtidos com ação social no ENEM

Os idealizadores do projeto “Escrita Nota Mil”, Laís Fernandes e Gabriel Alves comemoram o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em que vários estudantes alcançaram notas satisfatórias na redação. O projeto teve por objetivo corrigir redações de alunos matriculados na rede pública de ensino da cidade de Corrente - PI.  

O projeto também contou com a orientação, mentoria, atendimento individual agendado, e vídeo - aulas, a fim de que tais participantes se preparassem para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Com a divulgação das notas individuais da prova de Redação do Enem 2020, os resultados começam a aparecer com alunos do projeto batendo a casa dos 960 pontos e uma média de notas que superam os 700 e 800 pontos. As alunas Ana Dias e Kamilly Araújo obtiveram 960 pontos. Bruna Raiane e Yasmim Rodrigues fecharam a redação com 900 pontos. As irmãs Jussara Reis e Jussandra Reis obtiveram, respectivamente, 860 e 840 em suas redações. As participantes Giovana Micaele, Yhanne Araújo e Rebeca F, chegaram a 720 cada.

Laís Fernandes, comemora o êxito do Escrita Nota Mil, e aponta carência de uma orientação redacional, principalmente no período em que a educação presencial foi substituída pelo ensino remoto.

“A real carência de uma orientação redacional, com a necessária utilização da ferramenta intertextual tendo como alicerce a literatura e gramática. Tal necessidade foi hasteada com a vinda da conjuntura humanitária de calamidade pública que promoveu a ruptura do ensino presencial. A escrita, infelizmente, é vista como uma problemática, para muitos. O Escrita Nota Mil objetivou naturalizar o redigir, levando o participante a cancelar a rotulação sacrificante da escrita e por conseguinte, derrubar as próprias barreiras.”

 

O Projeto

Idealizado pela estudante de direito Laís Fernandes e pelo acadêmico de pedagogia e escritor Gabriel Alves, o projeto foi desenvolvido no período de 4 semanas, entre os meses de junho e julho de 2020. Após a determinação, pelo INEP, de que o ENEM seria datado para janeiro de 2021, os idealizadores promoveram mais uma etapa do Escrita Nota Mil. A segunda fase do projeto ocorreu na semana véspera do Exame, com o caráter mais prático. Se iniciou na segunda feira (11/01) e foi encerrado no sábado (16/01). 

Todos os dias um tema distinto era passado aos alunos, que deveriam redigir a redação e enviá-la no mesmo dia. A correção era dada em seguida. O último dia dessa semana de correções reservou surpresas tanto para os idealizadores quanto para os participantes, pois o último tema da redação que fecharia a segunda fase do projeto, também foi o tema escolhido pela banca do ENEM. Além disso, a Laís Fernandes em live que participou na noite de sexta (15/01), a convite do professor de História do IFPI, Lucas Costa, ressaltou a possibilidade de tal tema ser o designado para o Exame.

As notas dos alunos que realizaram o ENEM como treino ainda são aguardadas.  Os idealizadores parabenizam todos os participantes e agradecem por terem feito parte de um momento tão importante na vida de um estudante.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias