Quatro vereadores do município de São Gonçalo do Gurguéia (PI), apresentaram um requerimento na câmara municipal, solicitando ao presidente da casa legislativa, Orison Magno (MDB), que agilize a votação das contas do ex-prefeito do município Anderson Luiz Alves dos Santos Figueredo, conhecido por Decym (MDB), referente ao exercício de 2016.
O pedido foi protocolado nessa segunda-feira (24), e partiu dos vereadores Osman Lira (Progressistas), Ronico (Republicanos), Neto Branco (Republicanos) e Lucas Custódio (Progressistas).
Os parlamentares pedem ao presidente que inclua na pauta da ordem do dia da sessão ordinária seguinte à leitura da prestação de contas e agilize o processo de julgamento e votação.“Que seja tomada as providências necessárias para o seu julgamento e votação, assegurando o direito ao contraditório e ampla defesa do ex- gestor e que dê fiel cumprimento às disposições legais a espécie, tendo em vista que as contas já foram julgadas pelo tribunal de contas e que compete exclusivamente a câmara julgar as contas de governo e de gestão do prefeito municipal”.
Segundo informações dos parlamentares, as contas de gestão do ex- prefeito que foram julgadas irregulares pelo TCE- PI, já se encontram no município, inclusive o executivo municipal encaminhou ofício pedindo providências e deu ciência ao Ministério Público para acompanhar o processo.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE- PI), encaminhou um ofício a câmara ainda em março de 2019, informando do julgamento das contas do ex- gestor.
OUTRO LADO
Este portal entrou em contato com o presidente da Câmara Orison Magno (MDB), e questionou sobre a previsão de pautar e julgar as contas do ex- prefeito, inicialmente veio uma resposta que ele (presidente), não era menino e sabia a hora de colocar em votação. "Pode deichar que a hora de botar eu sei não sou menino".
Em seguida o vereador pediu desculpas pela resposta e justificou que outro colega parlamentar havia pegado o celular sem que visse. "Foi um vereador que pegou meu celular aqui não tinha visto, desculpa".
O vereador informou que assim que receber irá tomar as devidas providências. "Estamos esperando chegar e vamos tomar as providências cabiveis", em seguida questionado que a câmara já havia recebido as contas, segundo parlamentares e ofício do executivo, o presidente voltou atrás e informou que já recebeu, "Já recebi aqui".
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 19° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.