Quarta, 15 de Julho de 2020
(89) 999743718
Educação Corrente- PI

IBC, completa 100 anos de Fundação

Escola foi fundada em 20 de maio de 1920

20/05/2020 11h22 Atualizada há 2 meses
Por: Alessandro Guerra
Foto: Alessandro Guerra
Foto: Alessandro Guerra

O Instituto Batista Correntino (IBC), comemora nessa terça- feira 20, o seu centenário. Na escola mais antiga do município, diversas gerações de famílias estudaram e retornam com boas lembranças.

No ano de 1913, Dr. Joaquim Nogueira Paranaguá, solicitou a Junta de Missões Estrangeiras da Convenção Batista do Sul do Estados Unidos que fundasse de forma definitiva um colégio Batista no Sul do Piauí. A missão Batista do Norte do Brasil convenceu- se de que deveria ser estabelecido um centro missionário (Escola Industrial Agrícola), para ajudar na evangelização da região.

Aprovado o pedido pela junta de Richmond, três casais de missionários vieram, para Corrente, sendo eles: Terry, Hays e casal Downing. E assim, após um relatório levado por eles, a escola hoje centenária foi registrada oficialmente em 20 de maio de 1920, tendo a primeira denominação de Instituto Batista Industrial (IBI). Em 1970 o IBI teve seu nome transformado para Instituto Batista Correntino (IBC), nome atual. 

O Primeiro diretor da escola, foi o pastor americano, Adolf John Terry. Na década de 70, o IBI passou a ser dirigido por Hélio Fonseca Nogueira Paranaguá, primeiro brasileiro, e filho de Corrente, responsável por desenvolver a pecuária nas fazendas do IBC, local onde deixou um vasto rebanho de gado.

Ao logo de 100 anos a instituição contribuiu para a formação de milhares de cidadãos, da escola no interior de Corrente saíram profissionais que atuam no mundo inteiro. Atualmente a escola possui diversas turmas com alunos do ensino infantil ao médio.

Parabéns aos missionários Americanos, aos Brasileiros que deram, e dão até os dias atuais a sua contribuição para manter viva essa escola. Parabéns IBC, pela persistência em continuar em um século repassando valores e conhecimentos a sua gente.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias