Segunda, 13 de Julho de 2020
(89) 999743718
Saúde CORONAVIRUS

Prefeitura emite novo decreto para enfrentamento do Coronavírus em Corrente

Documento estende quarentena e lista estabelecimentos que podem funcionar

15/05/2020 20h48 Atualizada há 2 meses
Por: Alessandro Guerra
Prefeitura de Corrente/ Foto: Alessandro Guerra
Prefeitura de Corrente/ Foto: Alessandro Guerra

O prefeito Murilo Mascarenhas (Progressistas), editou na última quina- feira (14), um novo decreto com medidas de enfrentamento ao Coronavírus em Corrente (PI). O documento suspende até o dia 31 de maio todas as atividades e de prestação de serviços, no âmbito do Munícipio de Corrente-PI.

Podem funcionar com equipe reduzida e com adoção de regras de higiene e distanciamento de 2 metros entres pessoas, dentre outras, os seguintes estabelecimentos:

Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, loja de conveniência e de produtos alimentícios; drogarias e farmácias; padarias e serviços de alimentação, sendo proibido self-service e o consumo no local; casa de carnes, peixarias, centros de distribuição de alimentos e similares, observado o controle de acesso e distanciamento entres as pessoas; serviços de internet, processamento de dados e veículos de comunicação; postos de combustíveis; hotéis e similares, proibido o uso de áreas comuns, inclusive os refeitórios; serviços de entregas; instituições financeiras, lotéricas e correspondentes bancários; serviços autorizados de manutenção e conserto de veículos automotores, bem como borracharias e casas de peças; comércio de gás e água mineral; serviços de segurança, vigilância e higienização; serviços funerários, obedecendo a determinação de 1 (uma) pessoa para cada 10 m² (dez metros quadrados) e distância de 2 metros entres pessoas, com o menor tempo possível de duração do velório; empresas que firmem instrumentos de cooperação com o Município de corrente, no enfrentamento da emergência de saúde pública ao Coronavírus ou a dengue nas áreas de atendimento à saúde básica, atendimento odontológico, assistência social e nutrição, tanto para o fornecimento de alimentação preparada como embalagem para retirada individual, quanto para o recolhimento e distribuição de alimentos em programas para garantir a segurança alimentar; escritórios de Contabilidade e Advocacia na forma determinada na Portaria Conjunta SEGOV/SESAPI nº 03, de 05 de maio de 2020 e distribuidoras de energia elétrica, água, serviço de iluminação pública, serviço de limpeza urbana e coleta de lixo.

Aulas

Ficam suspensas as atividades educacionais em todas as escolas, creches, universidades e faculdades das redes de ensino pública e privada, no âmbito do Município de Corrente, até o dia 31 de julho de 2020.

Transporte intermunicipal

O transportes coletivos intermunicipais, tais como vans, micro-ônibus e ônibus, também está suspenso, com exceção do transporte coletivo de trabalhadores. Este por último deve enviar ao Comitê Gestor de Saúde de informações relativas as rotas, pontos de espera, horários de saída e chegada e quantidade de veículos que fazem transporte intermunicipal de trabalhadores.

Moto- táxi

Em virtude do uso compartilhado de capacete, fica suspenso o transporte de passageiros.

Igrejas

Atividades religiosas por meio presencial em igrejas ou templos, está suspensa.

Uso de máscaras

Os atendentes e clientes/frequentadores devem usar máscara facial que cubra boca e nariz, sob pena de não poderem adentrar ou permanecer no estabelecimento, multa e cassação do alvará.

Quarentena para pessoas que chegam ao município

As pessoas residentes em Corrente que chegarem ao município, vindas de cidades ou países com alta incidência de casos confirmados de Covid-19, devem manter isolamento domiciliar e preventivo pelo prazo de 14 (quatorze) dias, sob pena de multa e enquadramento no crime de propagação de doença contagiosa, nos termos do art. 268 do Código Penal.

 Veja o Decreto na integra:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias