Uma equipe formada por alunos do Instituto Batista Correntino (IBC), foi vice-campeã na Mostra Brasileira de Foguetes- MOBFOG, evento ligado á Olimpiada Brasileira de Astronomia.
Os alunos Bruno Vinicius Monteiro, Jonatha Levi dos Santos Lustosa e Racyo Danillo Ribeiro Pugas participaram do MOBFOG, em Barra do Piraí, onde competiram com equipes de escolas de todo o Brasil. O foguete desenvolvido pelos estudantes atingiu a marca de 127 metros.
O Professor Tullyo Carvalho que acompanhou e orientou a equipe obteve o 3º lugar na oficina e lançamento de foguetes a propulsão de sólidos.
O "foguete", produzido por garrafa pet precisava atingir a maior distância numa trajetória horizontal. Na seletiva interna, os estudantes da equipe denominada Armstrong JRB, atingiram a maior marca entre todos os competidores de todas as modalidades (inclusive na de nível superior), do município de Corrente. Além disso, a marca igual a 104 metros de distância, classificou-os para a etapa nacional na categoria alunos do ensino médio.
“A conquista desse título representa muito para escola tendo em vista que se trata de uma competição a nível nacional, onde os nossos alunos se destacaram concorrendo com equipes, por exemplo, que levaram foguetes em 3D, e a nossa que construiu o seu de maneira rudimentar conseguiu ser vice-campeã. Além do mérito da equipe que se empenhou, essa participação na MOBFOG é resultado do incentivo que a nossa instituição tem dado aos alunos no que se refere à iniciação científica”. Disse o IBC ao Repórter Alessandro Guerra.
Em 2018, os alunos do IBC foram inscritos tanto na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), quanto na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e tem o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
Mín. 18° Máx. 28°