Terça, 07 de abril de 2020
(89) 999 743 718
Saúde

16/03/2020 ás 15h09 - atualizada em 18/03/2020 ás 20h01

Alessandro Guerra

Corrente / PI

Município de Corrente cria Comitê de Combate ao Coronavírus
A ação foi divulgada nesta segunda-feira (16), pela secretaria de Saúde
Município de Corrente cria Comitê de Combate ao Coronavírus
FOTO: Amaral Júnior

A Secretaria Municipal de Saúde de Corrente criou um Comitê Gestor de Controle e Prevenção do corona vírus (COVID-19), que terá a participação de uma equipe multidisciplinar da saúde a partir da orientação da secretaria de Saúde, para traçar as diretrizes necessárias de prevenção e combate à doença na cidade.


A ação foi divulgada nesta segunda-feira (16), após a  pandemia de vírus no mundo. Ao todo, 9 órgãos da Saúde vão fazer parte da equipe, sendo 7 gerências, 2 coordenação, além da secretaria municipal de saúde e saneamento.


“Não é momento de pânico, apenas necessitamos realizar ações para o efetivo controle e prevenção da doença. Para mais informações e recomendações a Secretaria Municipal de Saúde estará à disposição”, Informa a secretaria de saúde.


Mutirão do Cartão do SUS


O Mutirão do Cartão do SUS passa a ser realizado em nova modalidade, onde o paciente deverá entregar cópias dos documentos e comprovante de residência no NASF, sendo entregues os cartões atualizados de modo descentralizado na respectiva Unidade Básica de Saúde (UBS) do paciente em até 48 horas.


Suspensão das atividades coletivas do Programa Saúde na Escola (PSE)


Ficam suspensas as atividades coletivas do Programa Saúde na Escola (PSE) junto as escolas cadastradas no programa.


Elaboração de Material Educativo


 Elaboração de Material Educativo, tais como, folders e cartazes com tema prevenção do vírus COVID-19.


Disponibilização aos profissionais da área de material do Plano de Contingência


A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza aos profissionais da área, cópia do Plano de Contingência para enfrentamento da infecção humana pelo Coronavírus COVID-19 (2019-nCoV) do Estado do Piauí, bem como fluxograma de manejo clínico na Atenção Primária a Saúde e Boletim Epidemiológico N°04 do Ministério da Saúde.


Instalação de Álcool Gel à 70% nas Unidades Básicas de Saúde


Serão instalados mais dispensadores de Álcool Gel à 70% nas suas Unidades Básicas de Saúde, ao alcance da população geral.


Recomendação de adoção diárias de prevenção


A SEMSAS recomenda que todos os servidores e empregados públicos adotem ações diárias de prevenção, tais como foram adotadas pela DIVISA:


a. Lavar frequentemente as mãos com água corrente e sabão;


 b. Alternadamente higienizar as mãos com álcool gel a 70%;


c. Cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;


d. Evitar aglomerações, dando preferência à realização de reuniões virtuais;


 e. Evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas;


 f. Manter os ambientes bem ventilados. Se Possível, abra portas e janelas utilizando menos o ar condicionado;


g. Não compartilhar objetos pessoais;


h. Cuidado ao utilizar os banheiros públicos. Veja se estão limpos e ao sair deixe-os em condição de uso;


 i. Manter limpas e desinfetadas com álcool à 70% ou hipoclorito (1 a 2%) todas as superfícies que são de maior manipulação como por exemplo: corrimão de escada, maçanetas de portas, celulares, bancadas de trabalho, teclado de computadores, dentre outras;


j. Caso tenha recentemente retornado de viagem onde o número de casos se encontra aumentando, reservar-se por um período de 7(sete) dias, principalmente, de pessoas acima de 60 anos, por ser o grupo mais vulnerável ao COVID 19;


k. Buscar o serviço de saúde na Atenção Primária, quando apresentar sintomas compatíveis com o COVID-19 como febre, tosse e/ou dificuldade para respirar, evitando o Pronto-Socorros, buscando sempre usar máscaras cirúrgicas nesses casos;


 l. Os profissionais de saúde devem realizar notificação dos casos suspeitos conforme o fluxo de manejo clinico na Atenção Primária à Saúde, modelo já disponibilizado pela secretaria municipal de saúde. Não é momento de pânico, apenas necessitamos realizar ações para o efetivo controle e prevenção da doença. 


Veja o documento na integra das medidas:


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium