domingo, 19 de maio de 2019
(89) 999 743 718
Extremo Sul

26/03/2019 ás 13h10 - atualizada em 08/04/2019 ás 13h06

Alessandro Guerra

Corrente / PI

Municípios do Extremo Sul Piauiense encontram-se sob alerta para chuvas e temporais
Segundo climatologista, a última semana de março será marcada por chuvas intensas
Municípios do Extremo Sul Piauiense encontram-se sob alerta para chuvas e temporais
Foto: Arquivo Portal Alessandro Guerra

Os municípios do Extremo Sul Piauiense encontram-se sob alerta para a ocorrência de tempestades ou temporais dentro das próximas 24 horas. São cidades que têm registrados altos volumes de precipitação e que podem exceder o esperado para o mês, segundo Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 


A climatologia tem uma explicação para as chuvas que têm caído no Piauí nos últimos dias: o aumento da umidade do oceano e passagem de uma tempestade tropical denominada Ilba. É o que afirma o climatologista Werton Costa: “Quando o oceano está muito quente há uma grande evaporação que se transforma em nuvem e em decorrência disto há muitas chuvas. Outro fator que contribui é a passagem do Ilba pelo Nordeste. A combinação desses dois fatores está contribuindo para o aumento de chuvas em determinas áreas”, explica.


Segundo ele, o mês de março comumente é considerado o mais chuvoso no Piauí. Temporais, pancadas isoladas e todas as demais manifestações de chuva são esperadas para o período. A previsão é que somente a partir da primeira semana de abril as chuvas comecem a diminuir e que em maio elas cessem.


Até lá, as autoridades competentes e a própria população devem permanecer em alerta. O alerta meteorológico do Inpe dá conta que nesta segunda-feira (25) são esperadas pancadas de chuva localmente fortes e isoladas com raios e chance para acumulados expressivos na região Sul do Piauí. 


Confira os municípios: Avelino Lopes, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia do Piauí, Curimatá, Gilbués, Júlio Borges, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Parnaguá, Redenção do Gurguéia,  Riacho Frio, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurguéia e Sebastião Barros.

FONTE: Portal o Dia/ Por: Maria Clara Estrêla e Geici Mello

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium