Segunda, 18 de dezembro de 201718/12/2017
Banner topo
89

999 743 718

GERAL
Correntino apresenta projeto que promete impulsionar agricultura no Piauí
A ideia é beneficiar 6.400 produtores rurais na capital e no interior do Estado
Alessandro Guerra Corrente - PI
Postada em 13/10/2017 ás 11h09 - atualizada em 18/10/2017 ás 16h58
Correntino apresenta projeto que promete impulsionar agricultura no Piauí

Filho do município de Corrente, o agrônomo Múcio Mallan, está adaptando um projeto que pretende impulsionar a agricultura no estado do Piauí e principalmente ajudar os produtores rurais. O Projeto Fertmóvel, um laboratório móvel para análise de solo desenvolvido pela Embrapa, no Rio de Janeiro, foi apresentado no dia 06 deste mês. A ideia é beneficiar 6.400 produtores rurais na capital e no interior do Estado. O investimento inicial é superior a R$ 1 milhão.


Pelo projeto apresentado, em dois anos o Fertmóvel deve trabalhar pelo menos 24 mil análises de fertilidade de solo, em todo as regiões do Piauí. Segundo o agrônomo Múcio Mallan, que está adaptando o projeto no Estado e fez à apresentação, o atendimento aos agricultores será feito em 13 bases, cujos municípios concentram a produção agrícola piauiense. As ações efetivas começam em 2018.


A dinâmica do Fertmóvel, na versão do Piauí, terá dois carros equipados, tipo furgão, que percorrerão os municípios recolhendo amostras  para posterior análise e emissão de  laudos técnicos de correção de solos, como recomendações de adubação e calagem. A Embrapa Solos e a Embrapa Meio-Norte serão parceiras na ação capacitando técnicos do Emater nas etapas de coleta, preparo de amostras e nas análises de laboratório.


Ao falar na solenidade que foi presidida pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, disse que a instituição trabalha para se aproximar dos produtores rurais, por meio de uma agenda positiva de pesquisa e  transferência de tecnologias, com ações que buscam principalmente alcançar os pequenos agricultores.


Ele lembrou que essa parceria ainda está sendo formalizada juridicamente entre a Embrapa e o Governo piauiense. O Fertmóvel foi apresentado a técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Rural, pesquisadores e a convidados de instituições estaduais e federais.  Além da Embrapa, são parceiros do Governo do Estado no projeto a Universidade Estadual do Piauí e o Emater.


 


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium